- Em vida apos a morte;
- Em Deus, em espíritos;
- Em reencarnação;
- Em Jesus na qualidade de espírito de luz;
- Na possibilidade de intercambio entre o mundo material e o mundo espiritual;Em psicografias;
- Em Umbrais, Vales dos suicidas, colônias espirituais;
- Mentores espirituais;
- Passes espirituais e magnéticos;
- Obsessões;
E por ai afora.
Enfim, o espírita não acredita em nada disso.
Como ensinou Kardec, fé raciocinada é aquela que enfrenta a razão, face a face em todas as épocas da humanidade.
Desta forma, considerando os três pilares de sustentação da Doutrina Espírita, quais sejam os ensinamentos morais do Cristo (vide O Evangelho Segundo o Espiritismo), a filosofia espiritualista (vide O Livro dos Espíritos) e a ciência espírita (vide O Livro dos Médiuns), fazendo uso da fé raciocinada o espírita "simplesmente" tem a plena convicção racional de que todos os "elementos" acima elencados são reais e como tal estão presentes em sua totalidade em nossas vidas cotidianas.
Aquilo que chamamos de sobrenatural decorre da nossa falta de conhecimento cientifico dos fenômenos naturais.
Em contrapartida, a Doutrina Espírita, assim como todas as áreas do conhecimento humano, também esta pronta para evoluir e aprimorar-se em tudo que assim se demonstrar adequado e necessário para manter-se adequada e atualizada.
O espiritismo, definitivamente, não deve ser entendido como uma "simples" religião, mesmo porque ele jamais se caracterizou como uma religião dogmática.
Ele traz luz ao conhecimento humano e como Kardec nos ensina, deveria contribuir com as diversas linhas filosóficas e religiosas existentes.
Pensamento racional e livre debate das idéias caracterizaram Kardec durante toda a sua existência.
Enquanto porem deixarmos que o orgulho e o egoísmo dirijam nossas ações, nos dividindo em castas que almejam que somente a sua forma de interpretar o mundo prevaleçam sobre as demais, estaremos bloqueando a nossa própria evolução que deveria ser construída também pelo livre debate das idéias.
Como nos ensinou Jesus: vejam e ouçam aqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário